Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Garantias do contrato de locação

há 5 anos

Fiança, seguro-fiança ou caução.

O aval do fiador é a mais tradicional e conservadora de todas as garantias - como um bem de raiz é dado em garantia do contrato, a execução em caso de inadimplência é mais difícil e demorada. O seguro-fiança e a caução são garantias de resgate mais fácil, porém custam caro.

Fiança: É quando uma pessoa, em confiança ao locatário, dá o seu aval ao contrato firmado por ele e oferece como garantia um imóvel de sua propriedade, quitado e desimpedido.

Seguro-fiança: Feito em uma seguradora e com pagamento parcelado. O valor anual do prêmio pode ser equivalente ao de um aluguel e cobre aluguéis, condomínio, taxas, impostos, contas de serviço e recuperação de danos no imóvel. Existem apólices mais simples e mais baratas, mas o inquilino precisa comprovar renda e o valor pago à seguradora não é devolvido no final do contrato. Alguns proprietários aceitam dividir o pagamento do prêmio com o inquilino.

Caução: É um depósito em garantia - e o inquilino não precisa comprovar renda. Pode ser em dinheiro ou em bem, como uma jóia ou mesmo um imóvel (a caução não tem força de hipoteca e, se o imóvel oferecido como caução for vendido durante a vigência do contrato, a locação fica sem garantia). A caução em dinheiro é equivalente ao valor de, no máximo, três meses de aluguel, e a aplicação deve ser feita em conta conjunta de poupança, em nome do locador e do locatário. No final do contrato, o dinheiro corrigido é devolvido ao locatário ou utilizado para eventuais consertos no imóvel.

Saulo Antunes é Gestor Imobiliário formado pela Universidade Luterana do Brasil e Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira em Niterói, possui certificado em direito tributário.

Para facilitar a comunicação e o acesso a informações, dispomos de um site de relacionamento corporativo:

sauloantunes.com

  • Sobre o autorO segredo de ter sucesso é não ter medo do fracasso, siga em frente sempre.
  • Publicações42
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/garantias-do-contrato-de-locacao/657079666

Informações relacionadas

Daniele Simplicio Advocacia, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Notificação Extrajudicial

Leiloeiropublico.com.br ., Advogado
Modeloshá 2 anos

22.105 (Extrajudicial; Online)

Érico Olivieri, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelos] Processo civil / Direito Civil - Kit - 10 modelos de petições iniciais de ação de dano moral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)