Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Que cuidados o fiador precisa ter?

há 5 anos

Primeiro, ler atentamente o contrato de locação.

Você não pode desistir de ser fiador durante a vigência do contrato - mas a justiça reconhece que o fiador não tem responsabilidade por atrasos no pagamento de aluguéis e taxas, em contratos já vencidos e prorrogados sem o conhecimento dele, se a prorrogação não estiver prevista no contrato, ou se houver aumento espontâneo no curso da locação.

e ainda:

  • Em caso de morte do locatário, podem permanecer no imóvel, garantidas as cláusulas do contrato, sues dependentes e cônjuge; mas cessa a fiança, um contrato pessoal pelo qual o fiador não está obrigado a garantir sub-rogados.
  • O único imóvel em que reside a família do devedor é impenhorável. Mas a Lei 8.245 exclui expressamente a impenhorabilidade do bem de família quando se tratar de fiança locatícia.
  • O fiador que quita a dívida do inquilino passa a ser credor e pode mover ação judicial contra ele, para reaver o dinheiro.

Cuidados ao assinar um contrato:

  • Não aceitar cláusula em que você abre mão de algum direito, principalmente o benefício de ordem, que garante, em caso de ação na justiça, que os bens do inquilino sejam executados primeiro.
  • Informar-se dos valores de aluguel e taxas, para saber se podem ser suportados por você em caso de inadimplência do inquilino.
  • Manter contato com imobiliária ou com locador, de três em três meses, pelo menos, para saber se todas as contas estão sendo pagas em dia.
  • Só pague alguma dívida do inquilino depois que ele estiver fora do imóvel, para evitar que o locador e locatário se acomodem, adiando a solução do problema.

Saulo Antunes é Gestor Imobiliário formado pela Universidade Luterana do Brasil e Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira em Niterói, possui certificado em direito tributário.

Para facilitar a comunicação e o acesso a informações, dispomos de um site de relacionamento corporativo:

sauloantunes.com

  • Sobre o autorO segredo de ter sucesso é não ter medo do fracasso, siga em frente sempre.
  • Publicações42
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/que-cuidados-o-fiador-precisa-ter/652938733

Informações relacionadas

Contestação - Curador Especial - Advogado em Santos e Região

Morgana Borssuk, Advogado
Notíciashá 2 anos

Vai ser fiador de imóvel? Redobre os cuidados antes de assinar o contrato

Felipe Rebelo, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo: Petição de Juntada - Comprovante de Pagamento

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 10 anos

As obrigações do fiador no contrato de locação

Ana Paula Domingues Garcia, Advogado
Artigoshá 7 anos

Garantias no contrato de locação – modalidades e abusos perpetuados por locadores e administradoras de imóveis

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)